PROJETO
TEMA: Arte e literatura: construção da prática de valores para avida
Rio Real
–BA
2014
APRESENTAÇÃO:
O presente projeto tem por
finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, crítica e consciente
em seu educando, utilizando como recurso principal a literatura Maricota e as
formigas, tornando os educandos participativos como cidadãos no desempenho do
seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os
direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
“(...) O futuro que deixamos para
as crianças é fabricado na convivência(...)” . Humberto Maturama.
- PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do
CENTRO EDUCACIONAL CASTELO CECÍLIA MEIRELES.
- DURAÇÃO: 27 A 31/14
- Coordenação: Adalgisa Matos Nascimento
- Execução: Professores do Ensino Fundamental I
- JUSTIFICATIVA:
Resgatar os valores morais e
culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem
limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e
acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa,
começando pela relação família, comunidade e escola.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e
adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético,
proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que
possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio
da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma
sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada
um.
- OBJETIVO GERAL:
Incentivar as crianças a descobrir o mistério e o
prazer da leitura das histórias infantis.
- OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Realizar a leitura
prazerosa da história infantil Maricota e as formigas;
Contribuir com a formação moral
da criança.
Propiciar o desenvolvimento de virtudes
indispensáveis à formação humana;
Intensificar o trabalho de
valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as
reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da
autonomia dos homens;
Despertar o prazer
pela leitura
literáriaatravés
da arte.
- ROTEIRO DAS ATIVIDADES:
Iniciar o projeto contando,
nas rodas de leitura, a literatura Maricota e as formigas;
Listar,com a ajuda dos
alunos os valores presentes na literatura. Aproveitar a lista de valores
etrabalhar assembleia de classe e construção dos combinados.
Dramatização
da literatura - Teatro - Estimular a fantasia, aproximar a
fantasia da realidade de uma forma branda e segura na formação da estrutura
emocional;
Criação de
painéis com curiosidades sobre as formigas;
Assistir
vídeos sobre formigas e valores;
Músicas;
Arte -
construção de cenários da literatura, todos deverão ilustrar a literatura,
confecção de formigueiros, confeccionar máscaras de Maricota e as formigas;
Visita
ao auditório para visualizar a exposição do cenário da literatura;
Conclusão
do projeto com uma gincana da Maricota e as formigas.
- RECURSOS:
Principal
recurso – A Literatura - Maricota e as formigas.
Serão utilizadas todas as fontes
de pesquisas possíveis:
Vídeos e filmes / Revistas /Músicas
/Jornais /Materiais recicláveis /Aulas extraclasses para pesquisa e
levantamento de dados / Data show.
- AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas
atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e
questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas
diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande
grupo.
BRUNO,
Neila Brasil. Maricota e as formigas. Bauru, SP: Canal 6, 2012.
SERRÃO,
Margarida; BALEEIRO, Maria Alice. Aprendendo a ser e a conviver.São Paulo: FDT,
1997
REDESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos : Temas transversais.São Paulo: Iemar, 1999
TILLMAN, Diane; HSU, Diana. Programa vivendo valores na educação :
REDESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos : Temas transversais.São Paulo: Iemar, 1999
TILLMAN, Diane; HSU, Diana. Programa vivendo valores na educação :
Atividades
com Valores para crianças de 3 a 6 anos. 2.ed.São Paulo: Brahma Kumaris,
2002SAID,
Selma.
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.
A primeira meta da
educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que
sejam criadores, inventores, descobridores. Jean Piaget
Nenhum comentário:
Postar um comentário