quarta-feira, 16 de abril de 2014

Projeto sobre o livro "Maricota e as formigas" aplicado no CENTRO EDUCACIONAL CASTELO CECÍLIA MEIRELES, em Rio Real /Bahia


PROJETO

TEMA: Arte e literatura: construção da prática de valores para avida



Rio Real –BA


2014

APRESENTAÇÃO:

O presente projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, crítica e consciente em seu educando, utilizando como recurso principal a literatura Maricota e as formigas, tornando os educandos participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
“(...) O futuro que deixamos para as crianças é fabricado na convivência(...)” . Humberto Maturama.
  • PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do CENTRO EDUCACIONAL CASTELO CECÍLIA MEIRELES.
  • DURAÇÃO: 27 A 31/14
  • Coordenação: Adalgisa Matos Nascimento
  • Execução: Professores do Ensino Fundamental I
  • JUSTIFICATIVA:
Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
  • OBJETIVO GERAL:
Incentivar as crianças a descobrir o mistério e o prazer da leitura das histórias infantis.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Realizar a leitura prazerosa da história infantil Maricota e as formigas;
Contribuir com a formação moral da criança.
Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens;
Despertar o prazer pela leitura literáriaatravés da arte.
  • ROTEIRO DAS ATIVIDADES:
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a literatura Maricota e as formigas;
Listar,com a ajuda dos alunos os valores presentes na literatura. Aproveitar a lista de valores etrabalhar assembleia de classe e construção dos combinados.
Dramatização da literatura - Teatro - Estimular a fantasia, aproximar a fantasia da realidade de uma forma branda e segura na formação da estrutura emocional;
Criação de painéis com curiosidades sobre as formigas;
Assistir vídeos sobre formigas e valores;
Músicas;
Arte - construção de cenários da literatura, todos deverão ilustrar a literatura, confecção de formigueiros, confeccionar máscaras de Maricota e as formigas;
Visita ao auditório para visualizar a exposição do cenário da literatura;
Conclusão do projeto com uma gincana da Maricota e as formigas.
  • RECURSOS:
Principal recurso – A Literatura - Maricota e as formigas.
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
Vídeos e filmes / Revistas /Músicas /Jornais /Materiais recicláveis /Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados / Data show.
  • AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.
  • BIBLIOGRAFIA:

BRUNO, Neila Brasil. Maricota e as formigas. Bauru, SP: Canal 6, 2012.
SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Alice. Aprendendo a ser e a conviver.São Paulo: FDT, 1997
REDESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos : Temas transversais.São Paulo: Iemar, 1999
TILLMAN, Diane; HSU, Diana. Programa vivendo valores na educação :
Atividades com Valores para crianças de 3 a 6 anos. 2.ed.São Paulo: Brahma Kumaris, 2002SAID,
Selma.
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.




A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores. Jean Piaget

Nenhum comentário:

Postar um comentário